3R Petroleum – Redesenvolver, Revitalizar e Repensar


A 3R Petroleum é uma empresa nova no mercado de capitais brasileiro. Fundada em 2014, a empresa fez o IPO em novembro/20 e já em março/21 realizou uma segunda oferta para financiar projetos de expansão em O&G (da sigla em inglês, Óleo e Gás).  O foco da companhia é adquirir campos maduros da Petrobras, revitalizá-los e expandir a vida útil dos mesmos. Atualmente, a empresa tem participação em 6 ativos, com produção diária pro-forma de 35k boe/d (barril de óleo equivalente por dia) projetada para 2025.

O primeiro ativo adquirido foi o Polo Macau em maio/20. Apesar de ser um histórico bem curto, podemos ver abaixo a evolução expressiva da produção diária desde que a companhia assumiu a operação do ativo:

Histórico Polo Macau
Produção média diária de óleo | Mensal & Trimestral (kbbl/dia)
Fonte: 3R Petroleum

Por meio de técnicas razoavelmente simples, como a conversão de um poço produtor em poço injetor, abertura de novos poços, mudança no método de elevação (bombeio mecânico, gás lift, bombeio de cavidade progressiva), a companhia tem se mostrado capaz de aumentar a produção dos campos num curto espaço de tempo e com investimentos bastante reduzidos. 

Além disso, diferententemente da OGX ou HRT, a 3R Petroleum só tem participação em campos com reservas provadas e que já estão em fase de produção. O risco de surpresas negativas quanto às reservas da companhia é bastante reduzido.   

Mais recentemente, a empresa anunciou a aquisição do Campo de Papa-Terra da Petrobras, pagando US$ 105,6 milhões pela participação de 62,5%, o que será uma expansão do escopo de atuação da companhia. Antes dessa aquisição, a empresa só tinha participação em campos maduros on-shore, e com a aquisição de Papa-Terra, a empresa passa a ter exposição ao segmento off-shore. Gostamos desse movimento de diversificação, principalmente pelas maiores oportunidades de aquisições no segmento off-shore (no mar) do que no on-shore (na terra). No segmento off-shore, a Petrobras está em processo de desinvestimentos de uma produção equivalente a 250k boe/d enquanto no segmento on-shore os desinvestimentos estão restritos a uma produção de 65k boe/d. Para gerenciar o segmento, a empresa trouxe o Sr. Maurício Diniz, um conceituado executivo na indústria de O&G, com 38 anos de experiência no setor e ex-funcionário de carreira da Petrobras.

As informações contidas nesse material são de caráter meramente informativo e não caracterizam e nem devem ser entendidos como recomendação de investimento, análise de valor mobiliário, participação em estratégias, oferta ou esforço de venda ou distribuição de cotas dos fundos de investimento nem material promocional.
A Safari Capital Gestão de Recursos Ltda. não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro.