Safari Capital é uma gestora de recursos financeiros independente, criada em 2015 a partir da união dos mais de 20 anos de experiência de Elsom Yassuda e Marcelo Cavalheiro.

Os fundos da Safari tem uma estratégia principal: Long Bias. Acreditamos que ela permite alocar uma parcela maior do patrimônio no mercado de ações, aproveitando seus ganhos e controlando seus riscos. Os sócios investem um montante relevante do seu próprio capital nos fundos abertos da Safari Capital, sem que haja qualquer veículo exclusivo.

Acreditamos que os grandes retornos do mercado vem de um portfólio de ações balanceado, com hedges e proteções eventuais. Isso porque nossa economia tem desequilíbrios, com ciclos econômicos frequentes e pronunciados. Tais habilidades complementares – micro e macro – definem a estratégia dos nossos fundos e potencializam retornos ao longo do tempo.

Safari Capital. Retorno absoluto no longo prazo.

Equipe

Estrutura Organizacional


Diretor

Marcelo Cavalheiro
Gestor

Administrador de empresas formado pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Iniciou a carreira em 1989 como analista de investimentos em ações no Banco Francês e Brasileiro e passou por empresas como Banco Real, Síntese Corretora de Valores e Fator Administradora de Recursos. Passou a fazer parte da equipe de gestão da Hedging-Griffo em 2001, como gestor responsável pelos fundos de renda variável. Marcelo tornou-se sócio da mesma instituição no ano de 2003. Em 2007 vendeu sua participação ao Credit-Suisse, permanecendo no então CSHG até 2008, quando passou a gerir os próprios recursos e a preparar a Safari Capital, empresa fundada em 2015.

Diretor

Elsom Yassuda
Estrategista

Mestre e graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Trabalhou como analista de mercado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no Banco Patente S.A. e na Siemens S.A. Em 2001, passou a ser o economista chefe da equipe de gestão da Hedging-Griffo e se tornou sócio da mesma instituição em 2003. Em 2007 vendeu sua participação ao Credit-Suisse, permanecendo no então CSHG até 2008, quando passou a gerir os próprios recursos e a preparar a Safari Capital, empresa que fundou junto com Marcelo Cavalheiro em 2015.


Histórico da Equipe

Como Investimos

Universos Micro e Macro


A estratégia Long Bias da Safari Capital visa retornos reais no longo prazo por meio do mercado de renda variável, utilizando para isso principalmente ferramentas fundamentalistas de análise de ações, além do acompanhamento dos ciclos econômicos (longos e curtos).

Deste modo são construídas posições em ações para o longo prazo, bem como outras de curto prazo (táticas), além de estruturas para proteção da carteira, no mercado de derivativos.

MICRO:

Análise fundamentalista


Ciclos econômicos


Posições de longo prazo


Posições táticas

MACRO:

Cenários doméstico e global


Discussão do net long e instrumentos de hedge


Inputs macro para os modelos das empresas

Seleção de Ações


ANÁLISE FUNDAMENTALISTA E FLUXO PARA OS MERCADOS

Universo Total

  • Levantamento de oportunidades

  • Reuniões com diferentes empresas e players do mercado

Universo de Cobertura

  • Identificação de oportunidades

  • Modelagem financeira e contato com as empresas

Nosso Portfólio

  • Tomada de decisão

  • Desarbitragem

  • Balanceamento de riscos

  • Monitoramento da concorrência e do desempenho das empresas

  • Preço alvo alcançado. Desinvestimento

Exposição ao mercado de ações (Net Long)

  • Quais as perspectivas de longo prazo?

  • Em qual ponto do ciclo doméstico e global estamos?

Dinâmica dos setores no ciclo econômico

  • O crescimento é mais doméstico ou mais global?

  • Input para as projeções das empresas.

Distribuição dos riscos macroeconômicos

  • Necessidade do hedge macro.

  • Mercados mais sensíveis à deterioração do cenário.